Próxima reunião: 10 de fevereiro

.

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Oficina debate direitos da criança e do adolescente

Como parte da programação da 1ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, foi realizada na manhã desta sexta-feira (21) a Oficina Direitos do Coração. Uma iniciativa do governo do Canadá, que teve o apoio da Presidência do Senado, a oficina tem como objetivo levar às escolas do Brasil filmes feitos por diretores de diversos países, mas com um mesmo tema: os direitos da criança e do adolescente.

"Os filmes reúnem temas da Convenção das Nações Unidas sobre os direitos da criança e do adolescente. São temas que tocam a realidade. Temas que já acontecem em outros países e podem acontecer também aqui no Brasil", ressalta Marília Serra, da embaixada do Canadá.

A economista Ana Jamile, que também integra o projeto, explicou que os filmes têm o formato de desenho animado, o que ajuda a atrair a atenção das crianças e dos jovens.

"O objetivo desse trabalho é levar até o público-alvo uma discussão de forma simples e clara sobre o debate dos direitos humanos, que ainda é ausente nas escolas. Além do mais, é uma forma de levar informação, de incentivar o conhecimento e um conteúdo que ainda é pouco visto", completa Ana Jamile.

Durante o encontro, os participantes puderam assistir a alguns desses filmes. Entre eles o "TV Tango", que fala sobre o direito da criança ao lazer. Produzido por uma cineasta do Haiti, o desenho mostra a influência dos conteúdos violentos veiculados na televisão. O filme mostra ainda que crianças que estão brincando de forma sadia passam, por exemplo, a "guerrear", alterando seu comportamento a partir do momento em que começam a ver um programa de televisão com conteúdo violento.

Foi apresentado também o filme "Uma família para Maria", que fala sobre a adoção internacional e trata do direito das crianças que não têm família. O filme mostra a vida de uma garota sul-africana que morava na rua e foi adotada por uma família norte-americana, e retrata os aspectos dessa mudança.

Os filmes selecionados fazem parte de uma coleção, produzida pelo Ofício Nacional do Filme do Canadá, que reúne trabalhos a serem utilizados com crianças e adolescentes de 5 a 18 anos de idade. A oficina foi realizada na sala da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
Fonte: Agência Senado - 21/11/2008

Nenhum comentário: